Bull Terrier



O Bull Terrier originou-se na Inglaterra, por volta do ano de 1835, provavelmente do cruzamento do bulldog inglês com o extinto Terrier Inglês Branco, com a finalidade de ser usado nas rinhas entre cães. Após a proibição destas, pelo Parlamento inglês, em 1835, a raça começou  a se popularizar como cão de guarda e companhia. Uma variedade branca foi desenvolvida por volta de 1860 e era chamada de “cavaleiro branco”, esta variedade branca teria sido o ancestral do bull terrier atual.

O Bull Terrier é um grande amigo, companheiro e muito apegado ao dono. Seu porte atlético faz dele um excelente cão para prática de esportes. Pode adaptar-se à vida em apartamentos, mas deve passear e se exercitar diariamente para gastar sua grande energia. O Bull Terrier é determinado, inteligente e protetor do dono.  É um cão corajoso, espirituoso e com atitude amável e divertida.Em geral, se dá bem com todos na família e com crianças costuma ser carinhoso e cuidadoso; é uma raça que late pouco. Tem um temperamento equilibrado e fácil de ser disciplinado; porém, como a maioria dos terriers, os bull terrier, são teimosos e podem se distrair facilmente dos treinos de obediência, exigindo firmeza, paciência e determinação de seus donos. Devido à sua origem como cão de rinha, não costuma conviver bem com outros animais, principalmente cães e, especialmente, se forem do mesmo sexo. Por isso precisam ser bem socializados desde filhotes (acostumados a outros cães e animais) para se tentar prevenir ou reduzir esta agressividade.

A aparência geral é a de um cão de construção forte, musculoso, bem balanceado e ativo, com uma expressão viva, determinada e inteligente. Uma característica única é sua cana nasal descendente e a cabeça oval. Existem duas variedades de tamanho: padrão e miniatura. Quanto à cor, podem ser brancos ou coloridos, sendo que os cães brancos devem ser completamente brancos podendo ter marcações escuras na cabeça, enquanto os coloridos devem apresentear marcações brancas em combinação com outra cor que seja predominante.


Voltar