Fox Terrier Pêlo Liso e Fox Terrier Pêlo Duro

Embora a origem dos cães "Terriers" seja muito antiga (existem descrições de cães parecidos com Terriers já em 55 D.C., quando romanos invadiram a Grã Bretanha), o primeiro Terrier, "verdadeiro", foi descrito em 1570 por um médico inglês chamado John Calus of Cambridge. Desde então, a história canina está cheia de estórias de terriers, de sua coragem, determinação e temperamento característico. 

O Fox Terrier Pêlo Liso e o Fox Terrier Pêlo Duro são duas raças são extremamente parecidas entre si. Tanto que apenas em 1985 o AKC (American Kennel Club) as reconheceu como raças distintas, diferindo basicamente pelo tipo de pêlo, o que está claro por seus nomes.

O Fox Terrier Pêlo Liso  descende dos terriers que habitavam condados ingleses no século XVIII. Era utilizada nas fazendas para caçar pequenos animais e também as raposas.

O histórico do Fox Terrier Pêlo Liso está muito ligado ao do Fox Terrier Pêlo Duro. Durante muito tempo estas duas raças foram cruzadas entre si, visando principalmente a redução do porte e o aumento da pelagem branca nos cães de pêlo duro.


O Fox Terrier Pêlo Liso é um cão ativo e vivo, de ossatura e força dentro de um pequeno volume, nunca pesado, nem grosseiro, bem balanceado e de dorso curto. Rápido nos movimentos, possui uma típica expressão alerta. É muito amigável, carinhoso, sociável e
destemido. É um cão de grande energia, que gosta de correr e se aventurar e que precisa de uma grande carga de exercícios, que pode ser em forma de caminhadas vigorosas ou brincadeiras.
 
Seu pêlo é reto, assentado, liso, duro, denso e abundante. A cor deve ter o branco predominante, podendo ser todo branco, branco com castanho, preto e castanho ou com manchas pretas.




O Fox Terrier Pêlo Duro teria surgido no século XIX, no País de Gales, Grã-Bretanha, onde originalmente era utilizado na caça a coelhos e raposas (daí o nome Fox, que significa raposa em inglês).

Esta raça tem a pelagem como principal característica, como o próprio nome diz: pêlo duro, o que faz com que seja conhecida também como Fox Terrier Pêlo de Arame. O Fox Terrier Pêlo Duro apresenta a mesma estrutura e temperamento do Fox Terrier Pêlo Liso.

O pêlo é denso, de textura muito dura, com subpêlo macio e curto. O dorso e membros apresentam pêlos mais duros que nas laterais. A mandíbula é dotada de pêlos ásperos, de comprimento suficiente para dar uma aparência forte ao focinho. Quanto à cor, o branco predomina, com marcas pretas, pretas e castanhas ou castanhas.