Jack Russell Terrier

Astro do filme “O Máscara” e de campanhas publicitárias, esse simpático cãozinho, apesar de ainda não ser muito conhecido no Brasil, vem conquistando cada vez mais fãs.

O Jack Russell Terrier originou-se na Inglaterra, no ano de 1800, graças aos esforços do Pastor John Russell. Ele desenvolveu uma linhagem de Fox Terriers para satisfazer suas necessidades: um cão que pudesse correr com seus Foxhounds e fosse capaz de expulsar raposas e outros pequenos animais de suas tocas, durante a caça. Duas variedades foram envolvidas, basicamente com padrões similares, exceto por algumas diferenças, principalmente, em altura e proporções. O mais alto, de construção quadrada, é conhecido como Parson Russell Terrier (“parson” significa pastor), e o outro cão, menor e ligeiramente mais comprido, conhecido como Jack Russell Terrier.

Apesar de sua origem, o Jack Russell Terrier foi reconhecido em seu país de origem apenas em 1990. Acreditava-se, até então, que havia muita variedade na conformação do porte, cor e textura da pelagem para que fosse considerado uma raça pura.


O Jack Russell Terrier foi criado para ter características distintas, como o trote, o comprimento das pernas, caixa toráxica compacta e flexível, tronco longo, cabeça e focinho fortes e determinação, ou seja, tudo que é necessário para acuar uma raposa. O Jack Russell é um terrier nato: um verdadeiro caçador, muito ativo, inteligente e determinado, que não perde a oportunidade de explorar e cavar terrenos quando pode, bem como perseguir gatos e pequenos roedores. É um cão corajoso, amigo, brincalhão, exuberante e muito afetivo, inclusive com crianças, sendo uma ótima companhia. Como tem muita energia, é mais recomendável que sejam criado em casas com quintais, pois não adaptam-se bem à vida em apartamento. É fundamental que tenham interação constante com seu dono.

Sua pelagem apresenta duas variedades: pêlo liso e pêlo duro. Os exemplares de pêlo curto requerem escovação semanal para remoção dos pêlos mortos e os de pêlo duro devem, eventualmente, ser submetidos ao stripping, a retirada total do pêlo, com faca especial. A cor deve ser predominantemente branca, com manchas pretas, castanhas ou marrons. A marcação castanha pode ser do claro ao escuro.