Staffordshire Bull Terrier


Acredita-se que o Staffordshire Bull Terrier surgiu no século XVIII, no Condado de Staffordshire,  Inglaterra, a partir do cruzamento do Old English Bulldog com o Old English Terrier e outros terriers ingleses por criadores que buscavam desenvolver um cão forte e muito resistente para participar das rinhas de cães, muito populares naquela época.
Em 1870, alguns exemplares foram levados para a América, onde passaram a ser usados nas fazendas como protetores dos donos e suas propriedades. Alguns também chegaram a exercer a função de pastoreio de rebanhos. Estes cães deram origem a duas outras raças, que seguiram caminhos diferentes: o American Pit Bull Terrier, cuja seleção foi direcionada aos combates e, de outro lado, o American Staffordshire Terrier, que tinha como objetivo as provas de conformação e era muito utilizado para a guarda.
O primeiro registro de um Staffordshire Bull Terrier e seu reconhecimento como raça independente deu-se em 1935, em Londres, com um cão chamado Buller e o padrão oficial, que é adotado pela FCI até hoje, foi definido em 1939. Nos Estados Unidos a raça foi reconhecida em 1978.
Tradicionalmente de coragem indomável e dotado da tenacidade típica dos terriers, este cão é altamente inteligente e afetuoso, especialmente com crianças e totalmente digno de confiança. Ao contrário de outros terriers, no entanto, são quietos e não latem desnecessariamente. Do seu passado herdou também a grande agilidade, resistência e disposição, sendo capazes de acompanhar com facilidade qualquer atividade física com seus donos, sendo especialmente indicados para participar de provas como agility, flyball e caminhadas. Seu porte pequeno permite que vivam em praticamente qualquer espaço, até mesmo em apartamentos

Seu pêlo é curto, liso e assentado. Suas cores podem ser vermelho, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer uma dessas cores com branco, assim como qualquer sombreado de tigrado ou qualquer sombreado de tigrado com branco.