West Highland White Terrier - Westie


O West Highland White Terrier, mais conhecido como Westie, foi desenvolvido no século XIX , na região das West Highlands, Escócia, por Malcom de Poltalloch. Ele decidiu criar uma raça que apresentasse todas as caraterísticas de um bom terrier (tenacidade, rapidez, determinação e gosto inato pela caça) e tivesse mais uma qualidade: a cor branca que facilitasse o caçador a acompanhar seu cão na caça. Para isso selecionou exemplares de coloração clara de um outro terrier escocês, chamado Cairn Terrier, e cruzou-os com outras raças como o Sealyham Terrier e o Scottish Terrier. O reconhecimento oficial da raça veio em 1907.



O West Highland White Terrier é um cão de porte pequeno. solidamente construído. O peito bem profundo, como também as últimas costelas. O dorso é reto. Os posteriores possantes com membros bem musculosos comprovando, evidentemente, a magnífica combinação da força com agilidade. Sua pelagem, de cor branca, é formada por um pêlo duro, de comprimento em torno de 5 cm, sem qualquer cacho, apresentando subpêlo é curto, macio e fechado.

O Westie é um cão rústico, corajoso, atento, muito ativo, alegre, independente, mas afetuoso. Atualmente usado como cão de companhia, o Westie ficou muito conhecido no Brasil depois que teve sua imagem associada ao Portal IG e de ter atuado no filme Tainá II. Como cita o zootecnista e adestrador Alexandre Rossi, o Dr. Pet, em um artigo, os Westies foram mais uma vítima da compra de cães por impulso, devido ao modismo graças à sua grande exposição nesses meios, o que levou muitos donos a doarem ou a abandonarem seus cães por eles não atenderem às suas expectativas. Como não custa nada lembrar, o abandono de animais é considerado crime, de acordo com o Artigo 3º, do  Decreto nº 24.645, de 10 de Julho de 1934.

Voltar