American Staffordshire Terrier



O American Staffordshire Terrier descende do English Staffordshire Bull Terrier, resultante do cruzamento do antigo Bulldog Inglês com o English Terrier.

O English Staffordshire Bull Terrier começou a se popularizar na América do Norte, no início do século XIX, entre os adeptos das lutas entre cães. Para atender às preferências destes começou-se a desenvolver um novo perfil, com cães mais pesados e fortes. Assim, foram se consolidando as características fisicas da raça que viria a se chamar Staffordshire Terrier e, posteriormente, American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire Terrier é um cão dócil e apegado ao dono, podendo tolerar estranhos desde que na sua presença. Como bom terrier, é dotado de uma coragem indomável, alta inteligência e tenacidade. Estas características, associadas à sua afeição pelos amigos e crianças em particular, à sua tranquilidade quando não está em ação e estabilidade fidedigna, fazem dele um cão primordial para todos os propósitos. Apenas deve-se ter o cuidado de se fazer uma boa sociliazação, ainda quando filhote, pois, também como um terrier, pode apresentar reações agressivas quando em contato com outros cães.

Quanto à aparência geral, é um cão de pêlo liso, bem balanceado, de grande força para seu tamanho, musculoso, ativo e ágil. Por estas características e seu histórico como cão de luta, necessita gastar toda sua energia com caminhadas e brincadeiras, a fim de manter sua saúde fisica e mental equilibrada. Sua pelagem é formada por um pêlo curto, liso e assentado, sendo encontrada nas variedades vermelho, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer uma dessas cores com branco. Também pode apresentar qualquer sombreado de tigrado ou qualquer sombreado de tigrado com branco.