Toy Fox Terrier

O Toy Fox Terrier resulta de diversos cruzamentos entre Manchester Terriers de pequenas dimensões, representando o formato anão desta raça. Por influência da moda, no século XIX foi criado um cão miniatura que as senhoras escondiam nos agasalhos. (Toy dog: cão brinquedo, cão miniatura). A partir do século XX, os criadores apuraram uma versão mais robusta e mais forte.

O Toy Fox Terrier é verdadeiramente um toy e um terrier, e ambos influenciaram em sua personalidade e caráter. Como um terrier, o Toy FoxTerrier possui uma inteligência aguçada, coragem e animação. Aprende tarefas novas rapidamente, é ansioso para agradar e se adapta a quase todas as situações. Como qualquer outro terrier, é possessivo, espirituoso, determinado e não se intimida facilmente. Como um toy, é pequeno e devotado, com um infinito amor para com seu dono; um companheiro agradável. Porém, desconfiado com estranhos, dá ruidosamente alarme através da sua voz aguda. Requer uma educação firme.

Apresenta um corpo bem balanceado, de aparência atlética, exibindo graça e agilidade, assim como força e no vigor. Seu flexível corpo musculoso tem um contorno elegante, que combina com a impressão de um movimento sem esforço e de muita  resistência. Os traços caraterísticos são sua elegante cabeça, seu pêlo curto brilhante e predominantemente branco, acoplado à uma cabeça predominantemente sólida e a sua cauda inserida alta.