Terrier Brasileiro - Fox Paulistinha

O Terrier Brasileiro, mais conhecido no Brasil como “Fox Paulistinha” é, juntamente com o Fila Brasileiro, uma das duas únicas raças nacionais que contam com reconhecimento internacional atualmente.

A história do Terrier Brasileiro começa com os terriers trazidos pelos filhos de fazendeiros, que estudavam na Europa, no século XIX e início do XX, quando voltavam para o Brasil. Aqui, estes terriers teriam cruzado com cães locais, dando origem à raça. Alguns acreditam que estes terriers seriam cães da raça Jack Russel Terrier, enquanto outros afirmam que o verdadeiro ancestral do Terrier Brasileiro é o Fox Terrier de pêlo liso. Existe ainda quem afirme que as duas raças participaram da sua formação. Por ter tido um maior acolhimento e maior desenvolvimento no estado de São Paulo, até recentemente era conhecido como Fox Paulistinha quando, em 1992, a FCI reconheceu oficialmente a raça, com o nome Terrier Brasileiro.

O Terrier Brasileiro é um cão de porte pequeno a médio, esbelto, bem equilibrado, com estrutura firme mas não muito pesada. O corpo tem uma aparência quadrada, com nítidas linhas curvas, que o diferencia do retilíneo Fox Terrier de pêlo liso. A cauda é geralmente amputada. A cabeça é muito expressiva, com focinho afilado e orelhas inseridas altas e dobradas para frente.

Extremamente inteligente, alegre, valente, alerta, ágil, veloz, com muita resistência física, muito leal, carinhoso e dedicado ao dono, é bastante desconfiado com estranhos, sendo um ótimo cão de guarda e alarme. Também é um excelente companheiro para as crianças. Devido ao seu porte consegue se exercitar em um pequeno jardim ou apartamento.

Sua pelagem é curta e lisa, sendo a cor do fundo predominantemente branca,com marcações pretas, azuis ou marrons.